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   Segredos das Baterias    27/05/2009 09:16:53
Segredos das Baterias   

Quem é que já não teve problemas com a bateria do carro? É uma pergunta a que muitos devem ter a resposta, "a mim já aconteceu".
Às vezes rodamos a chave para ligar o carro e ele não pega. As razões que levam a este comportamento, são muitas, mas uma delas é sem dúvida a "morte" da bateria, normalmente esta "morre", mas nunca sem fornecer alguns avisos. Assim o Automoveis-Online pretende hoje dar algumas dicas e responder a algumas perguntas que poderão os consumidores muito naturalmente fazer.
É no inverno que este tipo de anomalia se dá com mais frequência, as razões são múltiplas, mas a principal está directamente ligada à maior utilização dos componentes eléctricos nesta época do ano. Factores como a humidade no ar, o frio, o ligar os faróis mais cedo, a utilização do sistema de desembaciamento e os limpa pára-brisas, são alguns desses componentes eléctricos que são muito utilizados no inverno.
Associado a estes factores, está o facto de o tempo útil de vida de uma bateria, que normalmente é menor que os restantes órgãos mecânicos do carro. O prazo normal de duração de uma bateria é de três a quatro anos, desde que a utilização do carro seja normal, mas se essa viatura estiver para por longos períodos é normal o prazo de duração ser menor.


As questões que vamos apresentar, surgem com alguma frequência. A metodologia que vamos utilizar é a de questão seguida de resposta.

A bateria pode deixar de funcionar de repente e para sempre?

Sim. A bateria pode perder as suas faculdade de repente, principalmente se ela for velha. É suficiente para a sua "morte" um simples curto de circuito interno. No caso de ser esse o problema, não vale a pena tentar recarregá-la. Existem alguns sintomas que o podem avisar de que poderá estar para breve uma situação dessas, como por exemplo, o motor custa a pegar ou as luzes apresentam-se mais fracas nos últimos tempos.

As baterias que se encontram à venda nos hipermercados são de confiança?
Este tipo de bateria que são normalmente identificadas com a marca da empresa que as vende, mais conhecidas por marcas "próprias" ou marcas "brancas", não são forçosamente de má qualidade. Isto porque quem as produz são as empresas de marca reconhecida, como marca de qualidade. A grande diferença entre a bateria marca "branca" e uma de "qualidade", é que as baterias de marca são normalmente mais evoluídas. Quando está a comprar uma bateria no hipermercado é conveniente que verifique o seu prazo de validade bem como a data de construção. Nunca compre uma bateria que esteja há muito tempo em stock.

Existem bateria mais potentes que outras?
Sim, as baterias têm duas características que definem o seu modo de funcionamento:a potência ou a intensidade de arranque, que é expressa em amperes (A), e a sua capacidade, indicada em amperes-hora (Ah). Assim a potência tem haver com o numero de placas que a bateria tem e cuja a sua espessura determina a capacidade.
Agora uma  bateria por ter uma capacidade maior, não quer dizer que acciona um motor de arranque mais depressa do que uma de menor capacidade, mas resiste por mais tempo se o motor se recusar a pegar. A sua utilização é recomendado no caso dos motores em causa se encontrarem cansados, ou o país de utilização ser muito frio, também se recomenda para os casos de os sistemas eléctricos serem demasiados, logo o consumo energético é elevado.

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Os motores diesel necessitam de uma bateria mais potente que os carros a gasolina?
sim. Os carros com motores diesel necessitam de baterias de baterias mais potentes. Existem duas razões. A primeira deve-se ao facto de o carro a diesel utilizar velas de incandescência, estas por sua vez consomem muita energia. A segunda deve-se ao facto do motor de arranque deste tipo de motor ser maior e de necessitar de mais energia, por forma a conseguir vencer a elevada compressão dos motores diesel.

Baterias sem manutenção, não necessitam realmente de as fazer?
É uma grande mentira. As baterias para funcionarem, utilizam uma mistura de água e ácido sulfúrico que é denominado por electrólito. No entanto, foi concebido um modelo "sem manutenção" para se reduzir o consumo de água, para que não seja necessário controlar o seu nível. Isto não passa apenas de uma teoria. A maior parte destas baterias necessitam de água destilada após três anos de utilização, sobre tudo nos países quentes, como é o caso do nosso. Muitas destas baterias têm uma tampa que permite o acesso para o carregamento da água destilada, no entanto muitas outras há, que se encontram totalmente blindadas e não há nada que possa fazer.

É possível montar um bateria mais potente que a de origem?

Claro que sim. Desde que as dimensões dessa bateria e a posição dos seus bornes o permitam. No entanto só o recomendamos em viaturas que estiveram muito tempo paradas ou viram os seus sistemas eléctricos aumentados, como é o caso de um sistema de som mais elaborado e por seguinte mais potente.

A vida útil da baterias tem vindo aumentar?
Não. A duração média é de quatro anos e meio. Devido ao aumento do equipamento eléctrico e electrónico que os carros têm vindo apresentar, o seu prazo médio de vida tem vindo a decair.

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Nunca se esqueça, as oficinas têm a obrigação de ficar com a bateria velha para sua reciclagem e sem qualquer encargo para o utilizador.
Quando estiver a fazer a troca de uma bateria, recomendamos que utilize os serviços de um profissional, mas se quiser tentar você mesmo essa troca, tenha em atenção o seguinte: Nunca faça curto circuito entre os bornes, o positivo liga no positivo e o negativo com o negativo. O positivo apresenta ou o sinal de (+) ou a cor vermelho o negativo o sinal (-) ou cor azul.
Desligar os bornes da bateria velha, começando sempre pelo negativo (-). Ligar a bateria nova começando primeiro pelo borne vermelho isto pelo positivo (+).


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