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   Comparativo X2 versus concorrencia     18/05/2007 21:59:39
Comparativo X2 versus concorrencia                             Em 2006, a Polaris apresentou o primeiro Sportsman X2, o primeiro ATV que se transforma em segundos para receber um passageiro, sistema baptizado como “Stow and Go”. Para 2007, a Polaris aumentou a família X2 com a introdução do X2 800 EFI.

Equipado com o já conhecido motor de 800cc, o X2 é agora a referência nos ATVs de gama alta. Este motor alia a potencia com a suavidade na entrega, fazendo deste o mais fácil de explorar. A disposição do motor, bem como a gestão electrónica ajustam automaticamente vários pontos do motor para que nunca falte potência e binário, desde as baixas rotações até as mais altas.



A Polaris não se limitou a colocar um banco maior para albergar um passageiro, muito pelo contrário... a Polaris mais uma vez inovou...

O sistema de banco integrado, permite que o condutor altere a disposição da caixa de carga de forma a alojar um passageiro em segundos, podendo mesmo com duas pessoas, ter capacidade de carga suficiente para carregar todo o equipamento necessário para um passeio ou para um fim de semana no campo.

O primeiro sistema EFI lançado em 2004, foi um enorme sucesso, dando resposta à crescente procura, a Polaris melhorou o sistema EFI, e alargou a oferta de modelos com este sistema.

Desenvolvida para poder suportar duas pessoas, as suspensões Polaris Premium fazem toda a diferença. Como no resto da gama Sportsman, o X2 vem equipado com suspensão dianteira tipo McPherson. O curso de 20,1cm asseguram um conforto e precisão na condução, mantendo sempre as rodas dianteiras em contacto com o solo.

A suspensão traseira é do tipo IRS de longo curso. Independente e equipada com molas de accionamento progressivo, permite 21.5cm de curso e uma distância ao solo de 29cm. Com uma geometria revolucionária, a suspensão “rolled IRS” reduz o afundamento da traseira da moto em aceleração, principalmente quando carregada ou com passageiro, aumentando consideravelmente a tracção e diminuindo as perdas de direcção comuns em situações em que a zona traseira da moto está excessivamente carregada.

Toda a força deste motor é transmitida ao legendário sistema de variador Polaris PVT. O sistema de variador PVT adapta a potência e binário do motor às necessidades do utilizador, sem que seja necessária uma convencional caixa de velocidades. Tanto a capacidade de reboque de 555kg, como a capacidade de carga de 222kg (181kg na grade traseira e 40kg na caixa dianteira) são valores referenciais para a classe.

O Sportsman X2 conta também com o exclusivo sistema EBS, sistema este que ajuda em descidas inclinadas, utilizando o motor como travão. Como complemento deste sistema a Polaris apresenta o inovador sistema de travão de descida ADC, que funciona automaticamente em modo AWD e em velocidades inferiores a 20km/h, desde que o acelerador não seja pressionado.

O Sportsman X2 utiliza o sistema de tracção integral Polaris On-Demand AWD na sua última versão, ainda mais eficaz e mais suave de utilizar. Quando as rodas traseiras perdem tracção e o interruptor de tracção está em modo AWD, o sistema electromecânico transfere potência para as rodas dianteiras. Quando ambos os eixos rodam à mesma velocidade, o sistema AWD deixa de funcionar. Em curva, e com o sistema AWD ligado, o conjunto de tracção permite um escorregamento limitado para que roda interior à curva possa rodar a menos velocidade que a roda exterior.

Outra importante característica da família X2 é o diferencial traseiro Versa-Track. Introduzido na gama ATP e Ranger, este sistema melhora o comportamento do veículo tanto em alcatrão, como em superfícies delicadas, como por exemplo relva., em curva, as rodas que se posicionam do lado interior percorrem menos espaço que as rodas exteriores. Nos modelos sem este sistema, a roda interior à curva desliza no terreno, acompanhando a velocidade da roda exterior, provocando desgaste de pneu quando o terreno é duro, degradando quando o terreno é relva, e principalmente alargando o raio de curvatura, tornando a direcção mais pesada. Com o sistema Versa-track tanto pode circular em estrada como em relva com o diferencial desbloqueado, como ter toda a tracção necessária em terrenos escorregadios em modo 2x4 ou 4x4.

O x2 800 está disponível para Portugal apenas na versão Deluxe, com um conjunto de equipamento extra de série: guincho frontal, jantes especiais em alumínio e GPS GARMIN com visor a cores.

Comparativo X2 versus concorrencia                            Foto HQ
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